SemiÁrido
Selo UNICEF - 20 de dezembro de 2014 - Sbado
 
Selo Unicef
Ganhadores Selo Unicef Selo Unicef



O Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, conta com objetivos e estratégias para promover um compromisso da sociedade com a melhoria das condições de vida de milhões de crianças e adolescentes.

De 2002 a 2006 desenvolve o programa de cooperação com o Brasil “Fazer Valer os Direitos das Crianças e Adolescentes”, seguindo os compromissos firmados na Sessão Especial da Assembléia Geral em favor da infância, celebrada em Maio 2002. A Sessão contou com a participação de pessoas com relevantes serviços prestados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo o mundo, além das 190 delegações nacionais que, juntos, definiram as metas do milênio. Assim, estabeleceram que, até 2015, os estados membros das Nações Unidas se comprometiam a: erradicar a pobreza extrema e a fome; garantir a educação fundamental para todos os meninos e meninas, com igualdade entre os gêneros e a autonomia da mulher, além da redução da mortalidade materna, combate ao HIV/AIDS e outras enfermidades; garantir a sustentabilidade do meio ambiente e o fomento da associação para o desenvolvimento. As metas ainda não estão asseguradas para toda a população mundial e, no Brasil, algumas iniciativas buscam avançar nessa conquista. Entre elas, neste ano, temos a mobilização “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido”, assinado pelos 11 governadores da região, incluindo a Paraíba.

Com essas iniciativas, o UNICEF busca contribuir com a integração e ampliação das políticas públicas e incentivo às ações inovadoras de atenção à população Infanto-Juvenil, em conjunto com organizações governamentais, não governamentais, sistema de garantia de direitos e sociedade organizada.

O Projeto SELO DA CIDADANIA - Município Protetor da Criança, Edição 2004 uma parceria bem sucedida com o Ministério Público da Paraíba, mobilizou prefeitos, secretarias municipais, conselhos de direitos e sociedade civil em 29 municípios, cujos resultados apresentamos nesta publicação. As experiências demonstram o quanto foi feito e o muito que os vários atores sociais contribuíram para o alcance das metas.

Ao término do processo de avaliação do SELO, podemos afirmar que todos os 29 municípios que participaram dessa edição, são igualmente vencedores, na medida em que cada um dos gestores municipais demonstra motivação e preparo para assumir as suas responsabilidades constitucionais no sentido de prover às crianças e adolescentes o atendimento aos seus direitos. Parabéns a todos! O trabalho continua. Reafirmemos o nosso compromisso por um mundo melhor e mais justo.


















  Atualizado diariamente - Desde 2000 - Selo UNICEF © - Todos os direitos reservados