SemiÁrido
Selo UNICEF - 21 de novembro de 2014 - Sexta-Feira
 
Selo Unicef
Ganhadores Selo Unicef Selo Unicef




Jovens e educadores mineiros capacitam-se em comunicao
Comunicar e mobilizar. Essas foram as duas palavras-chaves da oficina, que envolveu jovens comunicadores, gestores e professores de municípios do Pólo Minas Gerais do Programa Inspiração Internacional, realizada em Taiobeiras, nos dias 15 e 16 de agosto. A capacitação, ministrada pela ONG Oficina de Imagens, teve como objetivo a sensibilização das pessoas para a importância de se utilizar ferramentas de comunicação para a busca da garantia de direitos como o esporte. Além de Taiobeiras, também participam do Programa as cidades de Almenara, Salinas, Jequitinhonha e Itaobim.

A formação incluiu discussões a atividades práticas, como "reportagens-relâmpago" pelas ruas e praças taiobeirenses. Ao final, cada município recebeu uma máquina fotográfica e um gravador de áudio para criar seus próprios produtos de comunicação. Na oportunidade, os municíipios  também iniciaram o planejamento de uma estratégia para disseminar o tema do direito ao esporte em suas comunidades.

Para Jordânia Furbino, uma das facilitadoras, a união entre a Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro e representantes do Comitê Gestor do Inspiração Internacional foi um dos pontos mais altos. "São capacidades que se complementam. A juventude tem uma facilidade muito grande para trabalhar com os meios de comunicação e o projeto pode ganhar muito com isso", acredita. A integrante da Oficina de Imagens também elogiou os produtos desenvolvidos durante os dois dias do encontro. "O grupo mostrou que é muito capaz, mesmo tendo que produzir em muito pouco tempo".

A avaliação dos participantes segue o mesmo raciocínio. A professora de Educação Física, Judith Andrade já pensa no que pode fazer com o que aprendeu durante o final de semana. "Claro que a gente sabia da importância da comunicação, mas acabamos entrando em contato com conteúdos completamente novos, que nos ampliam os horizontes. Me interessei muito pela área de produção".

"Os debates foram ótimos. Melhor ainda seria se pudéssemos ter mais tempo de prática para conhecer melhor os equipamentos", opinou Aline Martins, estudante de Salinas, integrante da Rede. Franciele Lima, de Almenara, concorda. "Aprendemos muito e temos muito a aprender".

Adriano Silva, professor de capoeira em Jequitinhonha, pensa na integração entre os direitos ao esporte e à comunicação. "Vou usar o que aprendi aqui para mobilizar ainda mais meus alunos e a comunidade". Seu colega de profissão, também do Comitê Gestor, Leandro Rocha, acrescenta. "Já conhecíamos os Jovens Comunicadores em Itaobim. Mas agora vamos chegar mais junto para incrementar a divulgação das nossas atividades.

Para saber mais sobre o Programa Inspiração Internacional, acesse: www.inspiracaointernacional.org.br


Imagem produzida pelos participantes da Oficina de Comunicação e Mobilização Social


Imagem produzida pelos participantes da Oficina de Comunicação e Mobilização Social
 


















  Atualizado diariamente - Desde 2000 - Selo UNICEF © - Todos os direitos reservados