Caderno de Resultados da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF

(Clique na imagem para baixar uma versão para impressão, ou navegue no conteúdo abaixo.)

Este Caderno de Resultados registra o legado da edição 2013-2016 do Selo UNICEF, em que participaram 1.745 municípios de 19 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido. E esse legado não se restringe, de maneira alguma, apenas aos 504 municípios que mais avançaram na redução das desigualdades que impactam as crianças e adolescentes e conquistaram o Selo UNICEF ao final do ciclo. Vai muito além: é possível identificar resultados significativos em todos os municípios que participaram de pelo menos parte desta edição. Isso inclui resultados concretos e experiências bem-sucedidas relacionadas ao registro civil de recém-nascidos, à atenção à Primeira Infância, ao acesso e à permanência na escola, à prevenção ao trabalho infantil e à violência, ao estímulo à participação social de adolescentes, ao acesso ao esporte educacional e muito mais.

E, para conhecer esses relatos e experiências, nada melhor do que ouvir quem participou diretamente delas: as pessoas em seus municípios. Este Caderno de Resultados reúne relatos, depoimentos e histórias de prefeitos(as), secretários(as) e gestores(as) municipais e estaduais e também de crianças e adolescentes. Afinal, foram eles e elas os(as) protagonistas dessa história e quem de fato fez o Selo UNICEF acontecer. Há ainda registros, indicadores, exemplos de boas práticas e muitas dicas para inspirar outros municípios, equipes dos governos estaduais e comunidade a garantir os direitos das crianças e adolescentes consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança e ratificados pelo Brasil na forma de lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Outros personagens importantes dessa saga foram os milhares de doadores individuais e os parceiros do setor privado, sem os quais a iniciativa não poderia ter chegado tão longe. O UNICEF registra o agradecimento especial à Celpa, Cemar e Energisa, na Amazônia, e Coelba, Celpe, Cosern, Enel, Fundação Telefônica e Petrobrás, no Semiárido. Sem dúvida, eles também são parte deste Caderno de Resultados e de suas lindas histórias. 

Esta publicação é, portanto, a consolidação dos resultados da experiência dos dois territórios e também mais detalhadamente em cada um deles: Amazônia e Semiárido, com suas peculiaridades e desafios que, por vezes, exigem abordagens distintas e inovadoras para alcançar as crianças e adolescentes que mais precisam das políticas públicas.

E destina-se a todos e todas que se interessam pelos direitos de nossos meninos e meninas e que podem e querem fazer ainda mais e melhor por eles e elas. Esperamos que este material possa inspirar mais e mais pessoas para esta causa.

Caderno de Resultados da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF

Documentos Relacionados

Nesta página você encontra todas as apresentações dos aulões do Selo UNICEF.