Este Guia Metodológico se destina aos municípios participantes da Edição 2017-2020 do Selo UNICEF. O objetivo deste Guia é orientar os municípios sobre a metodologia que será utilizada nesta edição do Selo UNICEF, incluindo o caminho proposto, as formas de apoio pelo UNICEF, as atividades que os municípios devem realizar, os resultados esperados e os meios de acompanhamento e avaliação dos municípios ao longo do ciclo.

Com isso, os municípios participantes podem se organizar internamente para desenvolver um processo que gere resultados concretos nas políticas públicas municipais voltadas à infância e à adolescência, de forma a garantir a participação da sociedade neste percurso. 

É fundamental que todas as pessoas e instituições envolvidas na realização das atividades do Selo UNICEF no município participante tenham acesso e leiam atentamente este material, que deverá ser sua principal referência ao longo desta edição. Todas as dúvidas e/ou contribuições podem – e isso é fortemente estimulado – ser direcionadas ao UNICEF e/ou parceiros locais durante os primeiros ciclos de capacitação presencial.

Este Guia Metodológico é dividido em capítulos, e cada capítulo se refere a uma etapa na caminhada pelo Selo UNICEF. Mas isso não significa necessariamente uma ordem cronológica. O Selo UNICEF envolve um processo contínuo e dinâmico de trabalho nos municípios, e não a etapas consecutivas a serem superadas. 

No decorrer do ciclo de trabalho, o UNICEF disponibilizará outros materiais complementares a este Guia, que trarão com mais detalhes sobre atividades e ferramentas propostas na metodologia.

Lembre-se: a metodologia é uma ferramenta de apoio, porque quem de fato faz o Selo UNICEF acontecer é o município.

Juntos, vamos caminhar para a construção de um município com menos desigualdades para nossas crianças e adolescentes, na garantia de seus direitos.