JUVA de Bequimão (MA) e o impacto social na vida de adolescentes

JUVA de Bequimão (MA) durante atividade no carnaval 2020

Conheça as transformações que a mobilização adolescente vem fazendo na cidade de Bequimão, no Maranhão. Um dos nove municípios a cumprir todos os Desafios NUCA/JUVA do Selo UNICEF na Amazônia Legal.

Mariana Pereira, 15 anos, sempre desejou transformar uma realidade que a angustiava: a evasão escolar. “Vejo isso com revolta, pois gostaria que as crianças e adolescentes fizessem uso de todos os seus direitos. Fico triste por uma parte, mas também vejo isso como uma possibilidade de transformação”, desabafa Mariana. Aluna do 1º ano do ensino médio da rede pública de ensino no município maranhense, Bequimão, a adolescente vive com os pais e é a única menina, entre cinco filhos.

A rotina de Mariana além de ser impactada pelas vivências na escola como aluna, vem de casa. Atuantes na área da educação, o pai de Mariana é professor e a mãe é auxiliar em uma escola do município. Com o incentivo dos pais na participação de iniciativas na comunidade, as inquietações de Mariana encontraram um espaço ativo de debate e ação quando conheceu o JUVA (Juventude Unida pela Vida na Amazônia), por meio de duas amigas de sala de aula, já integrantes do grupo.  Desde então, a jovem contribui com as ações do Busca Ativa Escolar, uma das estratégias do Selo UNICEF para o enfrentamento à evasão.

“Depois do JUVA, eu não me conhecia mais, porque passei a apresentar trabalhos super bem. Os professores elogiam, tentam entender de onde tirei tanta habilidade para me mover e falar tanto, como se eu já o fizesse há muito tempo. Além disso, melhorei na interação com as pessoas, que eu passei a cumprimentar mais, agradecer mais e ter facilidade para pedir um favor, quando preciso de ajuda”, relata a adolescente.

MOBILIZAÇÃO

As crianças e adolescentes da região amazônica vivem uma série de desafios, com 593 mil meninas e meninos de 4 a 17 anos fora da escola (PNAD 2015) (https://nacoesunidas.org/unicef-aponta-principais-desafios-para-criancas-e-adolescentes-que-vivem-na-amazonia/). Além de crianças indígenas afetadas por desnutrição crônica e outras estão expostas ao trabalho infantil. E o Selo UNICEF é uma das estratégias presentes na região para combater este cenário, integrando em sua metodologia a participação juvenil, com os Núcleos de Adolescentes (JUVAs/NUCAs).

Sendo uma ação obrigatória, os Núcleos não transformam só a vida dos meninos e meninas participantes, mas também do Mobilizador, a figura responsável por conduzir as atividades, divididas em 8 Desafios. “Mobilizar os adolescentes é fundamental quando se pensa no futuro. Com eles está a solução para os dilemas sociais”, relata o mobilizador adolescente de Bequimão, Wanderson Farias, que defende a participação dos jovens na discussão sobre os dilemas sociais e políticas públicas do país.

O convite veio em maio de 2018, e foi motivado pelo trabalho que já desenvolvia de realização de rodas de conversa e oficinas de tecnologias sociais para adolescentes. A habilidade em engajar meninos e meninas garantiu a participação do JUVA em grandes eventos do município, como a Semana do Bebê Quilombola - na ocasião, o grupo realizou o Desafio 8.

RESULTADOS

O trabalho desenvolvido pelo JUVA de Bequimão não passa mais despercebido na cidade. Segundo Wanderson, “depois que o JUVA foi implantado a percepção das pessoas vêm mudando. Passa-se a se ver adolescente como sujeito de direitos com vez e voz”. O mobilizador lembra que no início teve dificuldade em compreender a Plataforma Crescendo Juntos (PCJ) e o formulário de atividades que deveria ser preenchido após cada ação do JUVA, mas com o apoio da Oficial de Adolescentes do UNICEF, Joana Fontoura e, após participar dos plantões do NUCA/JUVA, conseguiu superar as dificuldades e comprovar as ações na PCJ até o fim de 2019, garantindo assim uma pontuação extra ao município.

Apesar de já terem concluído as atividades obrigatórias, Wanderson garante que o JUVA de Bequimão continua ativo e com a missão de engajar novos adolescentes a cada mês. “Adolescentes querem ser ouvidos, querem atenção, carinho e cuidado. Somado a isso, gostam de ser desafiados para o alcance de metas”, ressalta o Mobilizador.

Este espaço de cuidado e atenção estabelecido pelo JUVA de Bequimão é sentido também pela adolescente Mariana, e pode garantir a continuidade do compromisso social que os Núcleos de Adolescentes promovem. “O engajamento é fundamental para a construção de um futuro melhor e com mais justiça social. E também a positividade, que venho desenvolvendo na convivência com Mobilizador do nosso JUVA. O mais importante na mobilização é a união, acima de tudo, a empatia com uns aos outros e o amor, que não pode faltar”, finaliza a adolescente.

SOBRE #DesafioNUCA/JUVA

Um total de 90 municípios, sendo 81 do Semiárido e 9 da Amazônia, encararam o #DesafioNUCA/JUVA, realizaram os 8 desafios propostos aos núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs/JUVAs) pela metodologia do Selo UNICEF e postaram na Plataforma Crescendo Juntos até dezembro de 2019.

A iniciativa foi criada pelo UNICEF com o objetivo de estimular uma agenda contínua de mobilização e garantir a comprovação das atividades na Plataforma Crescendo Juntos, contribuindo, assim, com o envolvimento das meninas e dos meninos dos NUCAs na conquista do Selo UNICEF pelo município.

No jogo #DesafioNUCA/JUVA, os oito desafios apresentados no Guia do(a) Mobilizador(a) de Adolescentes foram divididos em cartas virtuais que foram divulgadas periodicamente, convidando as meninas e os meninos a executarem as atividades e os mobilizadores a comprovarem a ação na Plataforma.

Observação: Os municípios que ainda não realizaram ou não postaram a comprovação na Plataforma Crescendo Juntos ainda têm o prazo até junho de 2020.