O NUCA da sua cidade está atuante?  

O NUCA da sua cidade está atuante?   

Como está a implementação do núcleo de cidadania de adolescentes (NUCA) em seu município? Os adolescentes estão realizando as atividades sugeridas para o NUCA e o mobilizador está comprovando a realização na Plataforma Crescendo Juntos (PCJ)? Lembre-se que pela metodologia do Selo UNICEF é necessário comprovar as ações desenvolvidas.

Logo após a realização de cada atividade, a mobilizadora ou o mobilizador de adolescentes deve inserir, na plataforma do Selo UNICEF, os documentos comprobatórios e o relatório da atividade com as demais informações. No fim do Guia do Mobilizador de Adolescentes é possível encontrar o modelo de formulário para o registro de atividades, em que é necessário identificar o desafio realizado, as atividades desenvolvidas e alguns detalhes, como o números de participantes e dados do município. 

Outra iniciativa importante é que os resultados das ações do núcleo sejam apresentados formalmente à comissão do Selo UNICEF como contribuição para a melhoria das políticas públicas e das ações sobre o tema escolhido. 

Adolescentes como protagonistas do Selo UNICEF

A realização das atividades do núcleo de cidadania dos adolescentes é condição fundamental para fortalecer a participação das meninas e dos meninos nas discussões sobre políticas públicas que os impactem diretamente. Sem realizá-las o município não conseguirá alcançar a pontuação para o Selo UNICEF no Resultado Sistêmico 17, item obrigatório. Seu município ainda não iniciou a mobilização de adolescentes para o NUCA? Acesse aqui o Guia de Políticas Públicas para detalhes sobre esta ação de validação.

NUCAS EM AÇÃO

Encontrão em Palmeira dos Índios reúne cerca de 200 adolescentes

 

Palmeira dos Índios (AL)

O III Encontrão do NUCA do município alagoano de Palmeira dos Índios aconteceu no último dia 26. Com aproximadamente duzentos adolescentes de diversos grupos do NUCA, o evento contou com espaços de recreação e, em seguida, recebeu palestra sobre liderança e protagonismo jovem. Na ocasião, também foram apresentadas as ações referentes a cada desafio temático proposto pelo Selo Unicef para contribuição dos adolescentes para alcançar os resultados sistêmicos.

Choró (CE)

O município cearense de Choró realizou na sexta-feira, 22, a Solenidade de Posse e Diplomação do Prefeito, Vice- Prefeita e Vereadores Mirins, resultado da I Eleição Municipal Mirim de Choró que ocorreu em 2018. A ação contemplada pelo Lei Municipal N°. 524/2018, que institui no município a Câmara Municipal Mirim e o Governo Mirim, é uma ação integrada do NUCA e Selo UNICEF como atividade do Desafio 5, “Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar”. Foram empossados Shelldon Almeida Vidal como Prefeito Mirim e Nathalya Lima Campêlo como Vice-Prefeita Mirim.