mobilizador/a

 

“Cada um pode fazer a sua parte para mudar essa realidade cruel de tantas crianças e adolescentes”.

Bruna Alves Medeiros, 18 anos, de Paranaíta (MT).

Em 2014, com 15 anos de idade, Bruna participou do 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF em seu município. Desde então, vem atuando no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. 

Foto: UNICEF/BRZ/Arquivo

 

O perfil recomendado é o de uma pessoa com até 29 anos de idade, vinculada à gestão municipal, com experiência na mobilização de adolescentes e jovens. É importante que tenha excelente habilidade de comunicação, que use as mídias sociais e tenha acesso às redes de adolescentes e jovens (virtuais e presenciais). 

O/a mobilizador/a precisa manter postura aberta para trabalho intersetorial, com boa habilidade de articulação com diversos parceiros do governo e da sociedade civil. É importante que demonstre forte compromisso com os princípios dos Direitos Humanos e capacidade de diálogo, especialmente com adolescentes afrodescendentes, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e outros grupos que caracterizem a diversidade da adolescência no município. 


Suas responsabilidades são: 

-- Garantir a formação (ou fortalecimento e renovação) do núcleo de cidadania de adolescentes no município, mapeando, convidando e mobilizando adolescentes nas escolas, grupos culturais, associações e outros coletivos. 

-- Garantir a presença de pelo menos dois adolescentes (um menino e uma menina) nas atividades de capacitação do Selo UNICEF, e apoiá-los para que mobilizem outros/as adolescentes do município, disseminando o que aprenderam. 

-- Apoiar os/as integrantes do núcleo de cidadania de adolescentes na definição de temas e implementação das atividades, articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da infância e da adolescência, principalmente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

-- Manter diálogo permanente com o/a articulador/a do Selo UNICEF no município, que, por sua vez, poderá acessar as secretarias de educação, saúde e assistência social, entre outras instâncias governamentais, para garantir que a opinião dos(as) adolescentes seja levada em consideração em ações, programas e políticas públicas do município.

-- Registrar a lista de presença e as atividades do núcleo de cidadania de adolescentes na plataforma de monitoramento do Selo UNICEF. As ações podem ser postadas também nas mídias sociais, com links disponíveis na plataforma de monitoramento. A plataforma de monitoramento será, portanto, o espaço virtual de registro e documentação junto ao UNICEF, com fotos, vídeos e descrições das atividades e seus resultados.

Recomenda-se que a indicação do/a mobilizador/a seja feita em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).