Ações de educação do Selo UNICEF são apresentadas em Rio Branco

A atividade envolveu mais de 100 gestores e técnicos da prefeitura de Rio Branco durante dois dias  com o objetivo de fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar

 

 

Ações de educação do Selo UNICEF são apresentadas em Rio Branco

A atividade envolveu mais de 100 gestores e técnicos da prefeitura de Rio Branco durante dois dias  com o objetivo de fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar
A atividade envolveu mais de 100 gestores e técnicos da prefeitura de Rio Branco durante dois dias  com o objetivo de fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar (Foto: Prefeitura de Rio Branco)

 

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), de 24 a 26 de maio, realizou a formação de mais de 100 gestores escolares que trabalham no programa Busca Ativa Escolar (BAE) do município, com objetivo de fortalecer a rede de ações do programa, haja vista que a BAE foi instituída como política pública no município desde agosto de 2022. A Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF no Acre, participou da programação e apresentou as ações de educação da iniciativa, referentes às entregas do Resultado Sistêmico 1 - Práticas de Qualidade da Educação Infantil e INDIQUE; e Resultado Sistêmico 2 - Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar - Desenvolvimento de Competências.

“Esse momento de formação para os gestores escolares que participaram da Busca Ativa Escolar, em Rio Branco. A gestão municipal acredita e prima pela Busca Ativa Escolar porque se trata de um programa que realmente é eficaz para a garantia do direito à educação de nossas crianças. E a formação junto aos gestores com certeza fará toda a diferença nesse processo, pois eles são um grande apoio para as equipes da iniciativa”, afirmou Nabiha Bestene, secretária de educação de Rio Branco.

De acordo com a coordenadora operacional da BAE, em Rio Branco, Neyvannara Ferreira, durante a semana do encontro diversos temas concernentes às questões que envolvem as ações das equipes em campo estiveram em pauta. “As equipes de pré-escolar, creches e centros de educação infantil, participaram conosco para melhor atender quais são as particularidades das famílias, por que eles estão na ponta desse processo que começa na busca ativa escolar”, explicou Neyvannara.

“O momento com os gestores escolares teve uma importância significativa por ser a primeira formação que aconteceu depois que a BAE passou a ser decretada como política pública em nosso município, pois passamos a ter uma condicionalidade formativa e efetiva para podermos evitar a evasão escolar em Rio Branco. E compartilhar esse programa, com os gestores escolares foi muito satisfatório, pois essa gestão tem dado todo o apoio para que a Busca Ativa Escolar. E com essa formação, no segundo semestre, já conseguiremos contemplar índices favoráveis para a erradicação do risco de evasão escolar na rede de educação escolar em Rio Branco”, garantiu Gervânia Mota, gerente do departamento de gestão da rede escolar.

Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar

Durante o terceiro dia do encontro, o mobilizador do Selo UNICEF no Acre, Joanderson Silveira, apresentou as atividades de educação da Busca Ativa Escolar , referentes ao Resultado Sistêmico 1 – Desenvolvimento infantil na primeira infância; e Resultado Sistêmico 2 – Educação de qualidade para todos, as quais têm entregas que devem ser realizadas até o dia 31 de maio.

“Foi um momento muito produtivo, pois além de apresentar as atividades, também tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as estratégias da Busca Ativa Escolar em Rio Branco. Com esse encontro, fortalecemos a rede de contato com os gestores escolares e com toda a equipe técnica da Busca Ativa Escolar no município, os quais participaram e tiraram suas dúvidas durante a explanação sobre o Selo UNICEF”, pontuou Joanderson Silveira, mobilizador do Selo UNICEF no Acre.

Para a coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, o espaço para apresentar o Selo UNICEF foi importante para reforçar a agenda da iniciativa. “O momento de compartilhamento sobre as atividades de educação do Selo UNICEF, junto aos gestores escolares, fortalece as equipes da Busca Ativa Escolar que precisam do apoio da gestão para realizar suas atividades. É sempre uma honra poder participar desses espaços formativos junto às equipes municipais, pois também é um momento em que muitas dúvidas sobre as atividades do Selo UNICEF podem ser esclarecidas”, finalizou Lucinete.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF e pela  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos da infância e adolescência. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula sua permanência na escola.