Caravana do Selo UNICEF visita municípios da Paraíba, Pernambuco e Alagoas

Caravana do Selo UNICEF visita municípios da Paraíba, Pernambuco e Alagoas

Caravana do Selo UNICEF visita municípios da Paraíba, Pernambuco e Alagoas

Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF em Alagoas, Paraíba e Pernambuco, promove uma caravana nos três estados para conversar com lideranças políticas, articuladores e mobilizadores sobre a metodologia da iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.


Na Paraíba, serão visitadas as cidades do Conde, nesta segunda-feira (25), Guarabira e Sapé, ambas na terça-feira (26). No Conde, o encontro será realizado das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e vai reunir também equipes das cidades de Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbu.  Já no dia 26, a caravana segue para Guarabira e vai promover pela manhã, das 9h às 12h, no IFPB – Campus Guarabira, uma reunião com as equipes dos municípios de Serra da Raiz, Sertãozinho, Curral de Cima, Alagoinha, Pirpirituba, Jacaraú e Pilões. À tarde, das 14h às 17h, o encontro será em Sapé, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com as equipes de Mari, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Sobrado e Riachão do Poço.


Em Pernambuco, serão visitados os municípios de Salgueiro, nesta segunda-feira (25), e Garanhuns, na terça-feira (26). Em Salgueiro, o encontro será realizado das 9h às 12h, na Gerência Regional de Educação do Sertão Central e vai reunir também equipes das cidades de Granito, Orocó, Parnamirim, São Bento do Uma, Santa Cruz e São José do Belmonte.  Já em Garanhuns, pela manhã, a reunião será no auditório da CODEAM, com as equipes dos municípios de Capoiras, Jucati, Jupi, Lajedo e São Bento do Uma. À tarde, das 14h às 17h, o encontro será com as equipes de Angelin, Iati, Canhotinho, Correntes, Palmeirina e Quipapá.


Já em Alagoas, a atividade será na cidade de Santana do Ipanema, das 9h às 12h, no auditório Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas, no bairro Camoxinga, e vai reunir equipes das cidades de Maravilha, Palestina, Olivença, Pão de Açúcar, Carneiro, Jacaré dos Homens e Dois Riachos.   


Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre a proposta do Selo UNICEF e as ações que precisam ser desenvolvidas nos eixos de Resultados Sistêmicos, de Impacto Social e de Participação Cidadã e Gestão por Resultados.  “Ao longo dos últimos meses, realizamos uma série de atividades online para apoiar os municípios na implementação do Selo UNICEF. Com o cenário mais estável da pandemia, queremos estar também próximos fisicamente das equipes municipais envolvidas na iniciativa. Esperamos que estes encontros sejam uma oportunidade para estimular e apoiá-los ainda mais para a realização das atividades e ações dentro dos prazos estabelecidos no Guia Metodológico”, destacou a coordenadora de Projetos da Asserte, Graça Lima.


O encontro também vai apresentar as etapas de preparação e planejamento, como a criação ou reativação dos Nucas, a criação da Comissão Intersetorial, a adesão à Busca Ativa Escolar, acesso à Plataforma Crescendo Juntos (PCJ), a realização do 1º Fórum Comunitário, a participação de capacitações e induções promovidas pelo UNICEF e Asserte, entre outros assuntos.