Pular para o conteúdo principal

Cidade mais indígena do Brasil convida prefeitas e prefeitos a aderirem ao Selo UNICEF

O Prefeito Tuxaua Benísio, de Uiramutã (RR), destaca a importância da adesão dos municípios de Roraima ao Selo UNICEF

 

O Prefeito do município mais indígena do Brasil, Tuxaua Benísio, gravou um vídeo convocando todos os municípios do estado de Roraima a aderirem a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), que está com inscrições abertas até 9 de junho

“O município mais indígena do Brasil também é o mais jovem. Mais de 50% da nossa população é composta por crianças e adolescentes, e o Selo UNICEF nos ajudou a virar a chave e a trabalhar ainda mais por essa população, que é o presente e também o futuro do nosso estado”, destacou o gestor.

Na última edição do Selo UNICEF, o Uiramutã foi um dos seis municípios de Roraima a receberem a certificação por terem melhorado os indicadores e as políticas voltadas a crianças e adolescentes. A entrega dos troféus ocorreu em uma cerimônia, no último dia 6 de dezembro, em Boa Vista.

 

Para cada criança, políticas públicas

Entre os avanços de Roraima entre 2021 e 2024, está a adesão e o uso adequado do  Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). Nas cidades certificadas em Roraima, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 92 notificações em 2020 para 750 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859.

Já na área de Educação, o abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos seis municípios certificados em Roraima, a queda foi maior: 42,1% (saindo de 1,8% e chegando a 1% de taxa de abandono).