Consórcio de municípios do CE inaugura parceria e mira resultados coletivos no Selo UNICEF

Municípios do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), no Ceará, vêm realizando uma série de atividades conjuntas mirando a certificação do Selo UNICEF

Consórcio de municípios do CE inaugura parceria e mira resultados coletivos no Selo UNICEF

Municípios do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), no Ceará, vêm realizando uma série de atividades conjuntas mirando a certificação do Selo UNICEF. A parceria de trabalho foi formalizada em evento no dia 30 de novembro de 2021, reunindo os oito municípios cearenses que compõem o grupo, para apresentar a metodologia da atual edição. A programação contou com a presença de prefeitos, articuladores, técnicos municipais e outras autoridades políticas.

O encontro ocorreu no Auditório Municipal Sabino Chagas Sales, em Piquet Carneiro, e foi organizado pelo prefeito do município, Bismarck Bezerra. "Vamos fazer com que os próximos três anos sejam de muita luta pela conquista desse grande propósito, e que não seja apenas individual de um município, mas uma conquista coletiva", declara o gestor. "Não adiantaria, de forma nenhuma, eu ficar feliz com a conquista do Selo UNICEF e outros municípios não conseguirem. A ideia é somar forças para que possamos trabalhar de mãos dados", acrescenta ele, que é vice-presidente do Codessul.

Além de Piquet Carneiro, compõem o grupo Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole.

A opção pela parceria regional de trabalho, indo na contramão da competição entre os municípios, foi celebrada pelos conferencistas que participaram do evento. “Isso que o Codessul está realizando é muito importante porque inaugura a cooperação entre os municípios, e é isso o que queremos apoiar, estar juntos e acompanhar de perto”, destaca o chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, que prestigiou o início da parceria, via teleconferência.

A então vice-governadora do Estado, Izolda Cela (hoje governadora), também compôs a mesa de convidados e apontou a experiência do Consórcio como uma iniciativa de referência para outros municípios. “Quando as pessoas se juntam, tem toda a chance de dar certo", disse. Ela destacou, ainda, o papel dos articuladores do Selo UNICEF ao longo do programa. "Registro também a importância dos articuladores, que são pessoas estratégicas na implementação dessas ações”, completou.

A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza, lembrou dos desafios trazidas pela pandemia de Covid-19, acrescentando que os municípios precisarão se preparar para essa nova realidade. Ela ainda lembrou que o foco maior deve ser a consolidação de políticas públicas que perdurem nos municípios. "As ações do Selo UNICEF nos municípios não são apenas um cumprimento de tarefas. Embora os municípios tenham conquistado a certificação, eles também sentiram na pele que a aplicação dessa metodologia traz benefícios para crianças e adolescentes", ressaltou Sônia Fortaleza.

A articuladora do Selo UNICEF em Piquet Carneiro, Francisca do Carmo, apresentou a metodologia da atual edição e reforçou a responsabilidade de gestores e técnicos municipais. "É preciso que todos esses municípios tenham a consciência de que eles estão refazendo e reafirmando o compromisso com o UNICEF e com os direitos de crianças e adolescentes", disse.