Instituto Formação realiza visitas técnicas para dialogar novas ações na reta final do Selo Unicef no Maranhão

Lídia Zaidan (equipe Selo UNICEF Formação) durante a visita técnica realizada no município de Vargem Grande (MA)

O Instituto Formação, parceiro implementador do Selo UNICEF no estado do Maranhão, deu início a uma caravana de visitas técnicas pelo interior do estado. De 31 de janeiro a 06 de março, a Equipe Selo do Formação irá aos municípios participantes desta edição.


As visitas técnicas fazem parte das ações estratégicas elaboradas pelo Instituto Formação na reta final desta edição do Selo UNICEF e foram planejadas a partir das necessidades dos municípios distribuídos pelas nove (9) Trilhas. Após um mapeamento territorial, 22 cidades foram escolhidas como pontos estratégicos para as visitas junto aos demais municípios convidados.


Metodologia


Ampliar os espaços de discussão e escuta, analisar as ações já realizadas e construir novas estratégias são algumas das atividades desenvolvidas durante as visitas técnicas. As plataformas e painéis do Selo UNICEF, junto ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que reúne todos os cursos gratuitos, são algumas das ferramentas utilizadas dentro da metodologia elaborada para as visitas. 


O principal objetivo é possibilitar aos municípios um diálogo mais próximo e prático sobre a sua jornada no Selo. Lídia Zaidan, pedagoga especialista em educação, e que integra a equipe Selo UNICEF do Formação, esteve à frente da 1º visita técnica realizada no município de Vargem Grande (MA) e refletiu sobre o momento:

“Estivemos em Vargem Grande com cinco municípios durante os dias 30 e 31 de janeiro, dialogando sobre os trabalhos realizados, os impactos e as conquistas. É muito interessante, porque nós estamos em uma etapa final do Selo onde nos próximos 5 meses precisaremos estar juntos aos municípios para fortalecer a caminhada, apontar ainda o que ainda precisa ser feito e planejar, sobretudo, as últimas atividades necessárias nas plataformas do Selo.”

 

Relações intersetoriais


A principal característica das visitas técnicas é a intersetorialidade existente. Esse momento difere do “Café Com Trilhas”, por exemplo, porque as Visitas possuem como um dos seus principais objetivos convidar os grupos de trabalhos a olhar para cada resultado e indicador, visualizando o que foi alcançado e os motivos daqueles que permanecem pendentes. O fato de termos a presença de diversos municípios também é importante para que eles possam trocar experiências.


Cristiane Cabral (Políticas Públicas em Saúde), que integra a equipe Selo UNICEF do Instituto Formação, falou um pouco sobre essas relações intersetoriais que vão desde o planejamento da equipe até a visitação técnica prática nos municípios:


“Para mim, como Ponto Focal, e o Ivan como especialista 1MIO, também é uma oportunidade de contribuirmos com olhares diferentes para essas propostas de ações estratégicas.
Algo percebido, e que é importante dos municípios compreenderem, é que o diálogo fica muito mais rico quando há essa equipe multidisciplinar. Em alguns casos, vinham apenas 1 articulador, e esse momento serviu para que os próprios municípios pudessem perceber a importância deles terem vindo com uma equipe. 
Nas visitas ocorre a Intersetorialidade, onde envolve pastas como a saúde, assistência e educação. O município que vem só um articulador ou mobilizador de uma das pastas acaba tendo mais dificuldades nesse diálogo, já que as atividades, os resultados sistêmicos e os indicadores são frutos de uma Intersetorialidade. Por isso, é preciso que exista esse diálogo entre profissionais e pastas diferentes."
 

Cristiane Cabral e Ivan Campos (equipe Selo UNICEF Formação) durante a visita técnica realizada no município de Primeira Cruz (MA)
Cristiane Cabral e Ivan Campos (equipe Selo UNICEF Formação) durante a visita técnica realizada no município de Primeira Cruz (MA)


Impactos para os municípios


Ao longo de toda a temporada de Visitas Técnicas, mais de 100 municípios participantes do Selo UNICEF estarão presentes nas reuniões intersetoriais. A ideia é que eles tenham a possibilidade de sanar as dúvidas ainda existentes e ter uma visão ampla sobre seus status no Selo, priorizando as análises dos Indicadores e o avanço nas análises dos Resultados Sistêmicos (RS).


Os municípios receberam esse momento de forma positiva e produtiva. Jorge Rodrigues Ferreira, Articulador do Selo Unicef e Mobilizador dos Adolescentes, do município de Campestre do Maranhão, contou um pouco sobre a importância da Visita:
 

Grupo de jovens pousam para foto
Jorge Rodrigues e jovens de Campestre do MA, juntamente com Diane Pereira e Carla Mendes (equipe Selo UNICEF Formação), durante a visita técnica realizada no município de Estreito (MA)

“Foi um momento de grande aprendizado para o município de Campestre do Maranhão. O diálogo só fortaleceu mais ainda nossa comissão intersetorial, foi um dia de tirarmos dúvidas a respeito das ações que ainda devem ser realizadas até junho de 2024, também tivemos contato com outros municípios que nos deram sugestões para intensificarmos o nosso trabalho em busca de assegurar os direitos de nossas crianças e adolescentes. O sentimento que fica é de grande satisfação e o desejo de continuar em busca da certificação do Selo Unicef.”

 

Maranhão rumo ao Selo UNICEF


As Visitas Técnicas marcam um momento decisivo para o avanço do estado do Maranhão rumo ao Selo UNICEF Edição 2021-2024. Elas integram as ações gerais estratégicas que visam acolher, mobilizar e impulsionar os municípios nesta reta final. 


Também é um momento de preparar estes municípios para o 2º e último Fórum que antecede a avaliação final do Selo. Ele refere-se à avaliação geral realizada pelo UNICEF ao final dos trabalhos desta edição. Após a análise de tudo o que foi entregue, aguarda-se alguns meses até que a certificação ao município possa ser de fato avaliada, comprovada e concedida.