Município cearense pioneiro no retorno à sala de aula aponta estratégias para retomada segura

Localizada do interior do Ceará, o município de Cruz, com aproximadamente 25 mil habitantes, foi o primeiro da região a garantir a volta presencial dos estudantes da rede básica de ensino

Município cearense pioneiro no retorno à sala de aula aponta estratégias para retomada segura

Em 2021, o Brasil precisou encarar o debate sobre a volta às salas de aula após mais de um ano com o modelo remoto de ensino. O contexto ocasionado pela pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios para as escolas, especialmente para as da rede pública. Localizada do interior do Ceará, o município de Cruz, com aproximadamente 25 mil habitantes, foi o primeiro da região a garantir a volta presencial dos estudantes da rede básica de ensino.

O município integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3, da Secretaria da Educação do Ceará. Conta, ainda, com uma rede de 5.520 estudantes matriculados no ensino básico, sendo 1.558 na Educação Infantil e 3.962 no Ensino Fundamental.

Para debater alternativas para um retorno seguro às aulas, a Secretaria Municipal de Cruz instituiu, em maio de 2021, o Comitê de Retorno às Aulas, que contou com a participação de diversos setores sociais, como secretarias municipais, Conselho Tutelar, sindicatos, representante do Selo UNICEF no município e sociedade civil. "Observamos os protocolos do Governo do Estado à época e, a partir daí, abrimos processos de licitação para compra de todos os insumos e fizemos a compra do material necessário", explica o pedagogo e secretário de Educação de Cruz, Raimundo Mota.

"Trabalhamos no Comitê de Retorno às Aulas discutindo todas as reais opções para a melhor forma de realizar o retorno seguro para profissionais e alunos. Sempre primando pela segurança e pela melhoria da qualidade da aprendizagem de nossos educandos", acrescenta o articulador do Selo UNICEF no município, Evaldo Vasconcelos.

Além do debate cotidiano sobre o retorno presencial, a parceria com o UNICEF incluiu doações de materiais de higiene para as escolas públicos. Uma dessas ações ocorreu no dia 22 de julho de 2021, com a entrega de 2.695 kits de higiene e 10.205 máscaras de proteção contra a Covid-19. Os kits foram entregues a todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Cruz (desde o Infantil I, II, III, IV e V até o 1º, 2º e 3º anos). Já as máscaras foram distribuídas a todos os alunos matriculados na Fundamental II.

A ação resulta de convênio do UNICEF com a AVSI Brasil, que contemplou 39 municípios no Brasil, dos quais 23 no Ceará. O projeto tem como base a estratégia SAFE, criada pelo UNICEF em agosto de 2020, que consiste no apoio à educação para reabertura segura das escolas, apoio à continuidade dos serviços de saúde de forma segura e esforços para garantir que famílias vulneráveis tenham acesso a itens de higiene e informações sobre prevenção da Covid-19.

A parceria contou com assistência técnica, instrumentos de autoavaliação e capacitações aos municípios para a reabertura e manutenção de serviços de educação e saúde em combate à Covid-19. "Foi muito importante ter uma instituição como o UNICEF se posicionando, como parceiro e incentivador, para que as escolas reabrissem de forma segura", pontua o secretário de Educação do município de Cruz, Raimundo Mota.