Municípios do Alto e Médio Solimões participam da última capacitação do Selo UNICEF em Coari-AM

Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024

 

 

Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Amazonas e a organização não-governamental Visão Mundial, e o município de Coari, promoveu o 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF - Avaliando Conquistas & Identificando desafios, em Coari, nesta quarta-feira, dia 13/03, no Auditório Municipal José Silvério Nery, localizado na Estrada Coari-Mamiá, S/N, Bairro União, na sede do município de Coari. 

Durante o encontro, as equipes municipais receberão orientações sobre o 2º Fórum Comunitário e terão a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. Participam do evento os técnicos e gestores das equipes dos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Codajás, Benjamin Constant,  Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.

“Esse encontro em Coari é de grande importância para o aprendizado e experiência de toda nossa equipe. Em nosso município, enfrentamos alguns desafios ao longo desta edição, mas estamos confiantes que conseguiremos alcançar o tão sonhado Selo UNICEF. Então, durante o encontro é o momento ideal para obter conhecimento sobre o que ainda precisamos fazer e tirar todas as dúvidas sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, que é um momento esperado por todos para o encerramento e celebração das atividades do Selo UNICEF”, compartilhou Aparecida Lisboa, articuladora do Selo em Anori.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial em Coari é um momento para integrar e dar suporte técnico aos municípios nas entregas das ações nessa reta final da iniciativa. “Preparamos um encontro com uma dinâmica para que todos os municípios possam participar e entender as atividades que ainda precisam ser realizadas, principalmente sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, atividade obrigatória para a certificação do Selo UNICEF. Temos certeza que será um momento enriquecedor para as equipes municipais e que conseguirão avançar em todas as ações propostas pela iniciativa”, finalizou Lucinete.

O sexto Ciclo de Formação do Selo UNICEF será realizado ao longo de um dia e contará com a presença de três representantes municipais. No período da manhã, os participantes receberão orientações sobre o II Fórum Comunitário, momento participativo, com troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade para avaliação de resultados e apresentação de desafios. A realização do II Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.

Já no período da tarde, houve uma revisão geral, com ênfase na entrega dos resultados e produtos previstos nos sete resultados sistêmicos, seus respectivos indicadores de impacto social e no eixo de participação social e gestão por resultados. Também será realizado um grupo focal com o máximo de 15 pessoas, sendo uma de cada município, para avaliar a edição atual do Selo UNICEF e apresentar propostas para a próxima.