Para reverter o quadro, não adianta apenas ofertar vagas. É preciso ir atrás de cada menina ou menino que está fora da escola. Hoje, 3 mil municípios estão engajados na Busca Ativa Escolar
21/1/2020 – Início de ano é hora de volta às aulas. Mas essa não é uma realidade para quase 2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros. São meninas e meninos que deixaram as salas de aula, ou que nunca sequer chegaram a elas. Neste começo do ano, o UNICEF faz um apelo para que todos os municípios realizem a Busca Ativa Escolar: ou seja, unam as equipes da administração pública e da sociedade civil para ir de casa em casa encontrar e levar para a escola todos os estudantes que estão fora dela.
Embora o Brasil tenha avançado no acesso à escola, o problema ainda não está resolvido. Segundo a Pnad contínua 2017, 1,9 milhão de crianças e adolescentes continuam fora da escola no País (veja dados estaduais abaixo).
A exclusão escolar afeta, principalmente, crianças e adolescentes das camadas mais vulneráveis da população, já sem outros direitos respeitados. São, em sua maioria, pobres, negros, indígenas e quilombolas. Muitos deixam a escola para trabalhar e contribuir com a renda familiar; outros têm algum tipo de deficiência. Grande parte vive nas periferias dos grandes centros urbanos, no Semiárido, na Amazônia e nas zonas rurais. Muitos já passaram pela escola, mas não tiveram as oportunidades necessárias para aprender, foram sendo reprovados até que deixaram a sala de aula. Ou foram vítimas de bullying, preconceito, violência, e não conseguiram continuar.
Por todas essas razões, a maioria dessas crianças e desses adolescentes nem vai até a escola para se matricular. “Não adianta, portanto, apenas ofertar vagas na escola. É preciso unir esforços de diferentes áreas – educação, saúde, assistência social, entre outras – para ir atrás de cada um, entender as causas da exclusão e tomar as medidas necessárias para garantir a matrícula e a permanência na escola, aprendendo”, explica Verônica Bezerra, especialista em Educação do UNICEF.
A boa notícia é que mais de 3 mil municípios brasileiros já estão engajados nesse esforço. Todos eles fizeram adesão à Busca Ativa Escolar – iniciativa do UNICEF e parceiros para ajudar os municípios e Estados nesse esforço de inclusão escolar. A estratégia colabora para a identificação de crianças e adolescentes fora da escola, seu encaminhamento para os diversos serviços públicos – como da Saúde e da Assistência Social, de acordo com os motivos de evasão e/ou abandono – e sua (re)matrícula e acompanhamento no retorno à escola.
Por meio da Busca Ativa Escolar, o município reúne representantes de diferentes áreas dentro de uma mesma plataforma gratuita. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até o seu encaminhamento para os serviços públicos da rede de proteção e a tomada das providências necessárias para a sua (re)matrícula e a permanência na escola. O Estado também participa da estratégia, em regime de colaboração com os municípios, podendo (re)matricular adolescentes nas escolas da rede estadual.
Saiba mais em buscaativaescolar.org.br.
Região |
Frequência à Escola - 4 a 17 anos (2017) |
||
RegiãoTotal (em milhares) |
% fora da escola |
||
Frequentando |
Fora da escola |
||
Brasil |
40.227,0 |
1.992,9 |
4,7% |
Norte |
4.329,1 |
265,2 |
5,8% |
Nordeste |
12.324,9 |
611,6 |
4,7% |
Sudeste |
15.346,0 |
664,8 |
4,2% |
Sul |
5.143,3 |
285,9 |
5,3% |
Centro-Oeste |
3.083,7 |
165,3 |
5,1% |
Acre |
216,3 |
18,3 |
7,8% |
Amapá |
198,6 |
18,1 |
8,3% |
Amazonas |
1.002,3 |
71,8 |
6,7% |
Pará |
2.040,6 |
116,0 |
5,4% |
Rondônia |
392,3 |
21,0 |
5,1% |
Roraima |
116,5 |
4,8 |
3,9% |
Tocantins |
362,4 |
15,2 |
4,0% |
Alagoas |
733,6 |
55,2 |
7,0% |
Bahia |
3.256,2 |
143,6 |
4,2% |
Ceará |
1.868,7 |
88,3 |
4,5% |
Maranhão |
1.774,2 |
84,1 |
4,5% |
Paraíba |
839,4 |
43,1 |
4,9% |
Pernambuco |
1.929,2 |
124,3 |
6,1% |
Piauí |
705,5 |
19,5 |
2,7% |
Rio Grande do Norte |
723,6 |
31,3 |
4,1% |
Sergipe |
494,4 |
22,2 |
4,3% |
Espírito Santo |
740,7 |
36,4 |
4,7% |
Minas Gerais |
3.847,5 |
155,0 |
3,9% |
Rio de Janeiro |
2.703,1 |
104,0 |
3,7% |
São Paulo |
8.054,7 |
369,4 |
4,4% |
Paraná |
2.051,2 |
125,8 |
5,8% |
Rio Grande do Sul |
1.888,8 |
101,2 |
5,1% |
Santa Catarina |
1.203,3 |
58,8 |
4,7% |
Distrito Federal |
585,0 |
28,2 |
4,6% |
Goiás |
1.288,0 |
77,0 |
5,6% |
Mato Grosso |
693,4 |
36,1 |
5,0% |
Mato Grosso do Sul |
517,3 |
24,1 |
4,4% |
Fonte: Pnad Contínua 2º trimestre, Suplemento Educação. Microdados. |
Sobre a Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e uma plataforma gratuitas para ajudar os municípios e os Estados a enfrentar a exclusão escolar, desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
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