Pular para o conteúdo principal

Selo UNICEF apoia municípios na inclusão de crianças e adolescentes em seus Planos Plurianuais (PPAs)

A nova edição do Selo UNICEF está começando e os municípios participantes já têm uma missão: assegurar que os direitos de crianças e adolescentes estejam no centro do planejamento municipal. Para isso, deverão incluir três artigos que garantam a criação de uma Agenda Transversal para Crianças e Adolescentes nos Planos Plurianuais (PPA) municipais.

Em breve, serão divulgados o guia metodológico e outros materiais de apoio, mas essa ação preparatória deve ser feita agora como forma de abrir o caminho para as próximas etapas do Selo UNICEF.

Lembre-se: o PPA é o instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal que orienta as ações do governo municipal ao longo dos próximos 4 anos, incluindo diretrizes, objetivos e metas, evidenciando como será utilizado o dinheiro público. E os municípios têm até 31 de agosto para apresentar o PPA ao Legislativo municipal.

Confira a seguir o que precisa ser feito nesta primeira ação do Selo UNICEF.

1 - O que o município precisa fazer agora?

Incluir três artigos (listados a seguir) no PPA 2026-2029 municipal, prevendo a criação da Agenda Transversal dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

2 - Qual o prazo?

A inclusão dos três artigos precisa ser feita antes do envio da Lei à Câmara Municipal, o que acontecerá até 31 de agosto de 2025.

3 - Por que isso é importante?

A inclusão dos três artigos no PPA é um primeiro passo para que o município possa apresentar sua Agenda Transversal dos Direitos de Crianças e Adolescentes durante o 1º Fórum Comunitário. Sem esses artigos, o município não poderá construir a agenda e vai comprometer entregas do Selo UNICEF, o que pode inviabilizar a certificação no final do ciclo.

4 - Como deve ser feito?

  • Identifique quem está elaborando o PPA no município: Secretaria de Planejamento, Finanças, Gabinete do(a) Prefeito(a) ou Assessoria Contábil;
  • Compartilhe o modelo dos artigos sugeridos para inclusão no PPA (modelo a seguir);
  • Explique que a construção da Agenda será feita depois, com apoio técnico do Selo UNICEF (formações, guias e orientações);
  • Garanta que os artigos sejam incluídos na versão final do PPA antes do envio ao Legislativo;
  • Após a aprovação, guarde uma cópia da Lei do PPA com os artigos incluídos. Este será o documento de comprovação solicitado pelo UNICEF.

Modelo de artigos a serem incluídos no PPA 2026-2029

Artigo 1º – Considera-se Agenda Transversal um conjunto de atributos que encaminha problemas complexos de políticas públicas, podendo contemplar aquelas focalizadas em públicos-alvo ou temas específicos, que necessitam de uma abordagem multidimensional e integrada por parte do Estado para serem encaminhados de maneira eficaz e efetiva.

Artigo 2º – A Agenda Transversal de que trata o artigo anterior terá como foco a promoção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais normas aplicáveis.

Artigo 3º – O município terá o prazo de até 30 de abril do primeiro ano de vigência deste PPA para elaborar e divulgar oficialmente a Agenda Transversal de que trata esta Lei.


ATENÇÃO: Importante lembrar

A inclusão dos três artigos é um pré-requisito para que a gestão municipal possa apresentar a Agenda Transversal. Realizar essa ação é garantir que o município possa cumprir seu compromisso com as crianças e adolescentes e avançar com segurança no novo ciclo do Selo UNICEF.


Dúvidas:

O que fazer se o PPA já foi apresentado ao Legislativo Municipal?

O Gabinete da Prefeitura pode enviar um ofício ao relator do projeto de lei propondo a alteração no texto ou uma sessão extraordinária para apresentação da inclusão dos artigos na proposta do PPA.

O meu município já publicou a Lei. O que fazer?

Se a Lei já estiver publicada, pode ser feito um ofício da prefeitura para a presidência da Câmara de Vereadores, pedindo a edição de uma Lei Complementar para fazer a correção na publicação e inclusão dos três artigos.

 

🚀 Vamos juntos planejar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes!

Em Alagoas, na Paraíba e em Pernambuco, a equipe da Asserte está à disposição para tirar todas as dúvidas pelo (83) 3113-5837 (ligação ou WhatsApp).

No Pará, Amapá, Tocantins e Mato Grosso, a equipe do Instituto Peabiru está à disposição para tirar dúvidas sobre a atividade do PPA. Fale com Selli Rosa, ponto focal em proteção e políticas sociais, pelo WhatsApp: (91) 9110-5796.