Selo UNICEF participa do Fórum Municipal de Educação de Vilhena em Rondônia

Evento tem como foco refletir sobre novas formas de ensino-aprendizagem e acontece durante os dias 25, 26 e 27 de outubro

 

Selo UNICEF participa do Fórum Municipal de Educação de Vilhena em Rondônia

A Visão Mundial, organização parceira na implementação do Selo UNICEF, edição 2021-2024, nos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas, participa nestas terça-feira (25/10), quarta-feira (25/10) e na quinta-feira (26/10), no município de Vilhena, em Rondônia, do Fórum Municipal de Educação 2022, com o tema “Entrelaçar saberes: diálogos e reflexões sobre a prática educativa no contexto da escola pública”, organizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Faculdade Cooperativa da Região Norte (Favoo). “A necessidade de desenvolver um olhar mais plural sobre a problemática educacional tem mobilizado a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Vilhena a promover momentos de reflexões sobre as mais variadas temáticas e os desafios que se apresentam. Considerando o momento em que nos deparamos nos espaços escolares, principalmente após o período de isolamento social, que tanto exigiu de professores e estudantes, torna-se imprescindível redesenhar novos modos de promover o ensino-aprendizagem”, afirma Paula Monteiro, coordenadora pedagógica da Semed e coordenadora geral do Fórum Municipal da Educação de Vilhena. Ainda de acordo com a organização do evento, o evento visa refletir sobre o contexto escolar como local privilegiado, onde acontece parte considerável da ação educativa e, por ele, passa grande parte dos indivíduos que vivem em sociedade. Além disso, o encontro será para criar espaços de escutas e diálogos para que a comunidade educacional possa refletir e construir novas bases para o formato escolar, considerando essencial promover a transformação necessária no atual cenário da educação.  BAE no Fórum de Educação Durante os três dias, o evento propõe palestras formativas, minicursos, oficinas pedagógicas e apresentações artísticas. Durante a programação, o mobilizador de educação da Visão Mund
Evento tem como foco refletir sobre novas formas de ensino-aprendizagem e acontece durante os dias 25, 26 e 27 de outubro (Foto: Fórum de Educação de Vilhena)

 

A Visão Mundial, organização parceira na implementação do Selo UNICEF, edição 2021-2024, nos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas, participa nestas terça-feira (25/10), quarta-feira (25/10) e na quinta-feira (26/10), no município de Vilhena, em Rondônia, do Fórum Municipal de Educação 2022, com o tema “Entrelaçar saberes: diálogos e reflexões sobre a prática educativa no contexto da escola pública”, organizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Faculdade Cooperativa da Região Norte (Favoo).

“A necessidade de desenvolver um olhar mais plural sobre a problemática educacional tem mobilizado a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Vilhena a promover momentos de reflexões sobre as mais variadas temáticas e os desafios que se apresentam. Considerando o momento em que nos deparamos nos espaços escolares, principalmente após o período de isolamento social, que tanto exigiu de professores e estudantes, torna-se imprescindível redesenhar novos modos de promover o ensino-aprendizagem”, afirma Paula Monteiro, coordenadora pedagógica da Semed e coordenadora geral do Fórum Municipal da Educação de Vilhena.

Ainda de acordo com a organização do evento, o evento visa refletir sobre o contexto escolar como local privilegiado, onde acontece parte considerável da ação educativa e, por ele, passa grande parte dos indivíduos que vivem em sociedade. Além disso, o encontro será para criar espaços de escutas e diálogos para que a comunidade educacional possa refletir e construir novas bases para o formato escolar, considerando essencial promover a transformação necessária no atual cenário da educação.

BAE no Fórum de Educação

Durante os três dias, o evento propõe palestras formativas, minicursos, oficinas pedagógicas e apresentações artísticas. Durante a programação, o mobilizador de educação da Visão Mundial para o Selo UNICEF, Benjamin Souza, também irá explanar sobre a estratégia da Busca Ativa Escolar, a qual faz parte do Resultado Sistêmico 2 do Selo UNICEF, bem como ministrar um minicurso sobre a plataforma, estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios, com objetivo de apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão escolar.

“Estamos muito satisfeitos em poder participar do Fórum Municipal de Educação de Vilhena, por meio da Visão Mundial, levando a Busca Ativa Escolar para além dos espaços do Selo UNICEF, além de ser um momento ímpar para compartilhar saberes, mas principalmente de grande aprendizado ao podermos refletir sobre o novo contexto do mundo da educação, que cada vez mais vem se transformando rapidamente, ainda mais com o advento da pandemia, onde alunos e professores precisaram se reinventar para alcançar os objetivos do ensino-aprendizagem”, declara Débora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Para Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial, participar do Fórum de Educação de Vilhena e representar o Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar é uma oportunidade de expandir o aprendizado. “Acreditamos que esses espaços de trocas de experiências, debates e reflexões são primordiais para agregar conhecimentos sobre os mais diversos desafios do campo da educação. Além disso, com certeza é um momento para que possamos compartilhar, por meio do nosso mobilizador de educação, outras perspectivas e estratégias por meio da ferramenta Busca Ativa Escolar, para que todos possam continuar lutando pela garantia do acesso à educação de crianças e adolescentes”, finalizou Lucinete.

 

PROGRAMAÇÃO

25/10 - Terça-feira

19H – Abertura Oficial

19h45 – Orquestra Sinfônica

20h30 – Palestra com Fabrício Carpinejar – SEBRAE/VHA – Tema: Como ter comportamento empreendedor: protagonizando o alcance de nossos desejos.

26/10 - Quarta-feira

MANHÃ

7h30 – Momento Cultural

8h – Palestra com Willian Chimura

Tema: Uma perspectiva autista sobre a escola

Palestra com Marcelo Pedro Marinho

Tema: Adeus depressão, com tratamentos conjunto de Ativação Comportamental e Neuromodulação (tDCS)

Palestra com Anderson da Silva Ramos Coelho

Tema: Direitos e deveres dos servidores públicos municipais

9h30 Coffee Break

10h – Continuidade das palestras

11h30 – Intervalo para almoço

TARDE

14h – Minicursos e oficinas pedagógicas

  • Educação Infantil
  • Educação Especial
  • Ensino Fundamental anos iniciais
  • Ensino Fundamental anos finais
  • Educação de Jovens e Adultos – EJA

15h30 – Coffe Break

16h – Continuidade das oficinas até as 17h30

NOITE

19h – Minicurso Educação de Jovens e Adultos – EJA

Ministrante: Sara Jane Cerqueira Bezerra

Tema: Desafios e possibilidades no processo de construção do currículo da EJA

20h30 – Coffee Break

21h – Continuidade do minicurso até às 22h

27/10 – Quinta-feira

MANHÃ

7h30 – Momento Cultural

8h – Palestra com Ricardo Casco – SICREDI

        Tema: Pedagogia de projetos

     – Palestra com Franciane Heiden Rios

          Tema: O que é inclusão?

      – Palestra com Dra. Solange B. Guimarães Ferreira

          Tema: Proteção a crianças e adolescentes e apuração de atos infracionais

8h30 – Coffee Break

10h – Continuidade das palestras até às 11h30

NOITE

19h – Abertura

- Evento Teatral - Grupo de teatro Wankabuki

- Palestra Show – Fabiano Brum e banda

- Jantar de encerramento