UNICEF e Visão Mundial promovem encontro presencial do Selo UNICEF no Acre

UNICEF e Visão Mundial promovem encontro presencial do Selo UNICEF no Acre

UNICEF e Visão Mundial promovem encontro presencial do Selo UNICEF no Acre

 

©UNICEF/BRZ/ ELIZABETH CAVALCANTE
©UNICEF/BRZ/ Elizabeth Cavalcante

 

Em Rio Branco, 21 articuladores municipais do Selo UNICEF estarão reunidos com a Visão Mundial para o fortalecimento das ações previstas nesta edição

 

A Visão Mundial, instituição implementadora do Selo UNICEF no Acre, com o apoio do UNICEF, Governo do Estado do Acre e Prefeitura de Rio Branco, realiza o primeiro encontro presencial com as articulações municipais do Selo UNICEF no estado. O evento ocorre no auditório da Prefeitura de Rio Branco, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2021, das 8h às 17h, no horário local. 

Em muitos municípios, a dificuldade de conexão com a internet impede a participação assídua de seus representantes nos eventos virtuais. Segundo Débora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, o encontro é a oportunidade de fortalecer as ações em um dos estados da Amazônia que mais sofre com internet precária. “Desenvolver ações à distância no estado do Acre é um grande desafio para o UNICEF e seus parceiros. Diante disso, para atender à necessidade relatada pelos articuladores, a Visão Mundial, nosso parceiro técnico, realizará o encontro presencial na capital acriana. Estamos ansiosos para que em breve o UNICEF também possa estar presente nos estados para realizar as capacitações aos municípios”, reforça Débora.

Para o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Tião Bocalom, a participação e o apoio para a realização do evento marca o compromisso assumido pela prefeitura em garantir o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para a infância e adolescência. “O município de Rio Branco tem um bom histórico dentro do Selo UNICEF. Na última edição, a capital foi certificada e continuamos trabalhando em prol de nossas crianças e adolescentes na certeza de que o Selo UNICEF virá como reconhecimento deste compromisso”, declara o gestor municipal.

Entre as equipes locais a expectativa é grande para este momento. Segundo Cleudon França, mobilizador estadual da Visão Mundial no Acre e articulador do Selo UNICEF no município de Marechal Thaumaturgo, o encontro deve ser um divisor de águas nesses primeiros meses da edição. “Nesse novo ciclo, há muitas novidades e os municípios ainda possuem dúvidas em relação à execução das tarefas. O contato presencial, o atendimento individualizado e o compartilhamento de experiências fortalecerão as equipes participantes”.

A articuladora Jeane Pereira do município de Tarauacá compartilha desta visão. Há duas semanas Jeane assumiu a articulação do Selo UNICEF no município e desde então tem buscado desenvolver as ações da iniciativa. “Eu tenho muitas expectativas para esse encontro, entre elas a troca de experiências, especialmente no que diz respeito à Busca Ativa Escolar”, declara.    

A programação do evento foi elaborada para apresentação dos principais pontos da metodologia e revisão das orientações já disponibilizadas por meio dos aulões virtuais realizados entre outubro e novembro de 2021, no canal do UNICEF Brasil. “Nós estamos levando todos os aulões virtuais. Nosso objetivo é promover uma rápida imersão nas atividades prioritárias neste momento, tais como a realização do 1º Fórum Comunitário, a criação dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes, a operação da plataforma Busca Ativa Escolar e da Plataforma Crescendo Juntos (PCJ) e a realização dos cursos EAD de prevenção à covid-19 nas unidades de saúde e nas escolas”, explica a coordenadora do Selo UNICEF na Visão Mundial, Maria Bezerra.

Desempenho no Selo UNICEF - O estado do Acre tem se destacado nesta edição. Confira os principais resultados do estado:

🔹 21 municípios acrianos aderiram ao Selo UNICEF. A relação dos municípios está aqui;

🔹 Foi o primeiro estado, entre aqueles atendidos pela Visão Mundial, a concluir as indicações dos novos mobilizadores e novas mobilizadoras de educação, saúde e assistência social; 

🔹 Até o momento, já são 8 municípios com o 1º Fórum Comunitário agendado e um município com o evento realizado;

🔹 Marechal Thaumaturgo foi o primeiro município do estado a realizar o 1º Fórum Comunitário e contou com a presença do UNICEF; 

🔹 34 profissionais de saúde, educação e assistência já foram certificados nos cursos de prevenção e controle da covid-19 promovidos pelo UNICEF e Instituto da Primeira Infância (IPREDE);

🔹 110 profissionais de saúde capacitados no curso rápido de prevenção e controle de infecções promovido pelo UNICEF, Instituto Peabiru e Visão Mundial. 

 

Selo UNICEF:

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia da iniciativa inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). P ara a mobilização, suporte técnico e acompanhamento dos municípios, a iniciativa é realizada a partir de muitos parceiros. Na Amazônia, a implementação das ações é feita pelo Instituto Formação, Instituto Peabiru e Visão Mundial. E no Semiárido os parceiros técnicos são a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), a Asserte e o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). 

 

Informações:

Assunto: Encontro Estadual do Selo UNICEF no Acre

Local: Auditório da Prefeitura de Rio Branco - R. Rui Barbosa, 285 - Centro, Rio Branco - AC, 69900-120

Data: 17 e 18 de dezembro de 2021.

Horário: 08h às 17h (horário local)