UNICEF reconhece municípios que se destacaram na formação de jovens para o mundo do trabalho e projeto de vida

Mais de 10 mil jovens foram certificados em mais de 95 mil horas de cursos na Plataforma 1MiO

 

 

 

Durante evento online na tarde dessa quinta-feira, 14/12, a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reconheceu com a entrega de bolsas de estudos e brindes exclusivos os 10 municípios que mais formaram adolescentes e jovens durante o desafio Mutirão de Oportunidades 2.0 – Um desafio Passaporte para o Futuro. De outubro a dezembro, a união de esforços entre o 1MiO, parceiros implementadores e municípios que estão em busca do Selo UNICEF resultou em mais de 11.700 jovens cursando mais de 95 mil horas de formações em design, tecnologia, empreendedorismo, comunicação, artes e muito mais. 

Durante dois meses, 1.048 municípios do semiárido e da Amazônia brasileira participaram do Mutirão de Oportunidades 2.0. A experiência de atuação da equipe da 1MiO, parceiros implementadores do Selo e mobilizadores municipais teve como objetivo conectar adolescentes e jovens aos cursos do novo ecossistema de formação da Plataforma 1MiO. A união de esforços fez surgir salas de estudo online por todo o norte e nordeste do Brasil, em uma dinâmica lúdica de competição entre as cidades.

“Consideramos que o Mutirão é uma estratégia consolidada, pois parte da cocriação pensar as melhores práticas que conectem jovens em situação de vulnerabilidade social às oportunidades de formação e geração de renda. Dessa união surgem saídas criativas à falta de oportunidade e conectividade de comunidades vulneráveis, como salas de informática, de estudo em grupo com Wi-Fi gratuito e até aulas em telão”, explica Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.

Em sua 1º edição, no ano de 2022, o Mutirão de Oportunidades alcançou 60 mil adolescentes e jovens que foram cadastrados na Plataforma 1MiO e foram conectados às vagas de aprendizagem, estágio e emprego formal, além dos cursos e formações. Neste ano, o objetivo foi criar estratégias inovadoras para alcançar, mobilizar e fornecer a estrutura para adolescentes e jovens olharem para sua formação profissional e projeto de vida, pelo ecossistema de oportunidades Passaporte para o Futuro.

“Lançamos o novo ecossistema de formação do 1MiO em meados de setembro, em menos de dois meses conseguimos certificar jovens em mais de 19 mil cursos, com um total de mais de 95 mil horas de estudo. Difundimos as oportunidades de formação, a partir de uma rede compromissada com a educação de qualidade e olhar para o projeto de vida de adolescentes e jovens. Em 2024 novas formações e oportunidades vão enriquecer o currículo deste ecossistema”, ressalta Juliana Sartori, oficial do UNICEF para a frente de formação da iniciativa 1MiO.

O ecossistema de formação Passaporte para o Futuro deve receber novas formações assinadas pelo 1MiO em parcerias estratégias já em 2024, para ficar por dentro das novas oportunidades clique aqui. Já o Mutirão de Oportunidades deve ganhar novos territórios também a partir do ano que vem.

Confira a lista dos municípios premiados:

Boa Vista do Ramos – AM

Boca do Acre – AC

Bom Jesus das Selvas – MA

Chapadinha – MA

Lagoa do Mato – MA

Marechal Thaumaturgo – AC

Olho d'Água das Flores – AL

Petrolina – PE

Redenção – PA

Timon – MA