Descentralizar o atendimento às pacientes ajuda Vitória da Conquista a reduzir o número de casos de sífilis congênita

1

A partir de uma constatação de que as gestantes tinham dificuldade do acesso ao tratamento da sífilis congênita, a secretaria municipal de saúde de Vitória da Conquista adotou uma estratégia simples e eficaz: descentralizou o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da doença. 
 
Até 2018, estes procedimentos eram realizados apenas no Centro Especializado de Atenção à Vida e, de lá para cá, passaram também a ser oferecidos nas unidades de saúde da família. Para isso, contou Alexandro, foi necessário equipar as unidades básicas de saúde da família e capacitar os profissionais da atenção básica.
 
O resultado é a redução do número de casos de Sífilis congênita em Vitória da Conquista. O número de casos caiu no município de 32 em 2018 para 12 registrados este ano. Entre crianças e adolescentes de zero a 18 anos, a redução foi de 61 para 42 no mesmo período. O percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado é um dos indicadores monitorados pelo UNICEF junto aos municípios que participam do Selo UNICEF.
 
“As pacientes tinham que se deslocar de suas casas até e muitas vezes isso dificultava e, por vezes, inviabilizava o tratamento. A descentralização oportunizou melhores resultados e garantiu às gestantes o tratamento próximo à sua casa”, destacou o secretário. 
 
O Selo UNICEF
 
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
 
A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.    
 
Sobre o UNICEF 
 
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.