Mais de 90 adolescentes e mobilizadores participaram do encontro virtual dos Nucas

Mais de 90 adolescentes e mobilizadores participaram do encontro virtual dos Nucas

 

Mais de 90 adolescentes e mobilizadores participaram do encontro virtual dos Nucas

 

O evento reuniu Nucas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima para apresentar a programação dos encontros presenciais deste ano
O evento reuniu Nucas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima para apresentar a programação dos encontros presenciais deste ano

Mais de 90 participantes, entre adolescentes, mobilizadores e articuladores do Selo UNICEF do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima participaram na última quarta-feira, 19/07, do “Esquenta Encontro dos Nucas”. Um espaço para mobilizar e apresentar a agenda dos encontros presenciais dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas), com foco em  mudanças climáticas e alimentação saudável. Os eventos serão realizados entre agosto e setembro pela Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF nos quatro estados.

Os Encontros dos Nucas integram a agenda do Selo UNICEF e dialogam com a Conferência das Partes (COP), que é o resultado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas.

“É gratificante constatar que os adolescentes e jovens estão sensibilizados e interessados em adquirir mais conhecimento sobre as mudanças climáticas e como elas afetam o nosso cotidiano, especialmente no contexto amazônico.  Como resultado da realização dos encontros, queremos desenvolver estratégias para envolver outros adolescentes, escolas e a gestão municipal na agenda climática”, disse Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.

O evento também contou com a presença de Afrânio César Souza, do município de Coari, especialista em Desenvolvimento Sustentável. As mudanças climáticas e a alimentação saudável estão intimamente relacionadas, pois, ao escolhermos comer mais produtos da terra, estamos contribuindo para a diminuição da emissão de gases carbônicos na atmosfera, uma vez que 60% dos gases do efeito estufa vêm da criação de gados, por exemplo.Precisamos diminuir a emissão de carbono e podemos fazê-lo com atitudes simples no dia a dia, como consumindo mais produtos da nossa região.Dessa forma, a consciência ambiental deve estar presente na nossa mente para podermos transcender o discurso e partir para a prática. Eu acredito que os Nucas possuem capacidade para implementar essas iniciativas e destacar-se em seus municípios", afirmou Afrânio.

Danilo Venite, 15 anos, integrante do Nuca de São Miguel do Guaporé, em Rondônia, disse que o momento foi de aprendizado. O esquenta foi um momento extremamente agradável e descontraído. Conheci mais sobre mudanças climáticas, como é importante, como podemos agir como cidadãos e o que vai acontecer nos encontros presenciais. Estou animado para participar do encontro estadual em Rondônia", declarou Danilo.

O momento reuniu mais de 35 municípios e foi liderado por Arlisson Nascimento, mobilizador estadual do Selo UNICEF em Roraima; Mauro Cristo, mobilizador estadual no Amazonas; Joanderson Silveira, mobilizador do Selo UNICEF no Acre; e Márcia Trajano, mobilizadora estadual em Rondônia.

“Gostaria de expressar a minha gratidão pela oportunidade de estar aqui, já que a live e as temáticas são extremamente relevantes e me ajudaram bastante. Tive a oportunidade de conhecer esses conteúdos durante a reunião dos Nucas, em Tefé, e trouxe ideias para o  Nuca que integro. Estou ansiosa para reencontrar os adolescentes que conheci em Tefé, pois foi uma oportunidade que o Nuca me proporcionou e foi ótimo representar o município”, explica Beatriz Souza, 16 anos, de Boa Vista do Ramos, no Amazonas.

Com foco em proporcionar uma experiência conceitual e prática sobre a agenda climática, os adolescentes participarão de oficinas com as temáticas: mudanças climáticas e a participação de adolescentes; mudanças climáticas e alimentação saudável; mudanças climáticas e gênero, raça e etnia; meio ambiente e sociedade (doenças hídricas e arboviroses).

"Estamos envolvidos com as ações da maratona #EntreNoClimaUNICEF e, com toda a certeza, o encontro presencial nos ajudará a aperfeiçoar as ações, pois teremos mais informações e ideias de atividades e produtos para realizar em nosso município e conscientizar outros adolescentes sobre a importância de cuidar do nosso planeta", afirma Carlos Jordão, 18 anos, do município de Jordão, no Acre.

Plataforma 1 MiO

Além da agenda de encontros dos Nucas, o consultor para a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1 MiO), Jean Farias, também explicou sobre a plataforma e a relevância da geração de oportunidades para os adolescentes.

O 1MiO é uma iniciativa desenvolvida dentro do Resultado Sistêmico 4, que pretende a educação e a inclusão socioprodutiva de jovens e adolescentes no mercado de trabalho por meio da participação cidadã. "Os municípios ou empresas têm acesso à plataforma para reportar cursos profissionalizantes ou oportunidades de aprendizagem profissional, estágios ou primeiro emprego para jovens de 14 a 24 anos", salienta Jean.

Tassiely Pedrosa, 18 anos, mobilizadora do Nuca de São da Baliza, em Roraima, acredita que a iniciativa irá beneficiar diversos adolescentes e jovens. “A plataforma do 1 MiO é uma ótima ideia, pois é algo que incentiva adolescentes e jovens a terem oportunidade de trabalho, além da qualificação profissional. Pelo meu município, essa oportunidade da  oferta de cursos e vagas será extremamente benéfica”, frisou.

Encontros estaduais dos Nucas

O primeiro encontro estadual dos Nucas será em Porto Velho (RO),  em 01 de agosto. A agenda de encontros presenciais continua em setembro, com os dias 05/09 em Manaus (AM); 15/09  Boa Vista (RR) e 20/09 em Rio Branco (AC).

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/3cCoBkdmrzsTLAmt5. No WhatsApp do Selo UNICEF/mobilizador, consta o link da carta-convite com mais informações do evento.

Segundo Lucinete Bezerra, responsável pelos projetos da Visão Mundial, o encontro presencial dos Nucas será um marco para os municípios. “Os encontros dos Nucas estão inseridos na agenda do Selo UNICEF nos eixos de Gestão por Resultados e Participação Cidadã. É importante salientar que os Nucas são fundamentais na trajetória rumo à certificação, uma vez que as ações desenvolvidas pelos adolescentes representam a garantia de direitos, de suas participações enquanto cidadãos e protagonistas de suas histórias e na sociedade", conclui.

Sobre o Nuca

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) integra a metodologia do Selo UNICEF, que reúne uma rede – plural, diversa e representativa – de adolescentes. É um espaço composto por pelo menos 16 integrantes, sendo 8 meninas e 8 meninos, entre 12 e 17 anos, sob a coordenação de um mobilizador de adolescentes, indicado pela gestão municipal. Nesta edição do Selo UNICEF, o Nuca é estimulado a desenvolver ações que envolvam os temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez não intencional na adolescência; enfrentamento do racismo e das violências; e o empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero, além de discutir questões indispensáveis sobre seus direitos, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. Para mais informações sobre o Nuca, acesse: https://selounicef.org.br/nuca