Maranhão realiza primeiro Encontro de Adolescentes do Selo UNICEF

No Maranhão, 78 adolescentes e jovens participarão do evento. Na Amazônia Legal, também serão realizados encontros em Manaus (AM) e Belém (PA).

A cidade de São Luís (MA) será sede, nos próximos dias 09 e 10 de agosto, do Primeiro Encontro Estadual de Adolescentes do Selo UNICEF da Amazônia Legal. O evento é parte de uma estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de engajamento e mobilização para a participação de adolescentes e jovens visando a garantia de seus direitos.

 

Em uma parceria técnica com o Instituto Peabiru e o governo do Maranhão, o Encontro é destinado a cerca de 78 adolescentes e jovens dos NUCAs e JUVAs (Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Juventude Unida pela Vida na Amazônia) de 39 municípios do Estado. Os participantes trabalharão durante dois dias sobre os temas mais relevantes no universo da adolescência e juventude atuais, tais como auto-estima, auto-proteção e empoderamento, além dos principais temas das políticas públicas para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, contando com o apoio de especialistas técnicos, educadores, assistentes sociais e equipe técnica do UNICEF da região Amazônica. Para o evento do Maranhão, se buscou assegurar equilíbrio de participação entre meninos e meninas, além da representatividade de grupos quilombolas e indígenas.

 

O Encontro Estadual tem a finalidade de fortalecer os processos de mobilização de adolescentes nos municípios que participam da edição 2017-2020 do Selo UNICEF. Nesta edição, se exige que em cada município participante seja criado o NUCA ou o JUVA, com um mínimo de 16 meninas e meninos, entre 12 e 17 anos de idade. É tarefa desse grupo discutir temas importantes para o desenvolvimento municipal e a proteção de direitos de crianças e adolescentes, além de implementar ações junto com organizações locais e a gestão pública municipal. Entre esses temas estão inclusão escolar e aprendizagem, direito ao esporte seguro e inclusivo, alimentação saudável, e saúde sexual e reprodutiva. Sem criar e ativar o seu NUCA ou JUVA, o município não poderá ganhar a certificação do SELO UNICEF.

 

Hoje, na Amazônia Legal, 429 Núcleos Adolescentes foram formalizados, e mais de cinco mil meninos e meninas estão mobilizados por meio dos núcleos. No Maranhão, mais de 1.600 meninos e meninas com até 18 anos estão mobilizados por meio dos 134 NUCAs ou JUVAs formados no estado. Depois da capital maranhense, o encontro estadual será realizado no Amazonas, nos dias 21 e 22 de agosto, e no Pará, dias 28 e 29 de agosto.

 

Para o mobilizador de adolescente de Pinheiro (MA), o evento será uma oportunidade de trocar experiências e reavaliar o desempenho do município na jornada do Selo UNICEF. “Esse encontro não irá só fortalecer a busca pelo Selo UNICEF, mas também aprimorar essa classe tão desfavorecida da nossa sociedade, que é a juventude. Nós viemos acompanhando os grupos de jovens, e tentando elevar os níveis de educação e cidadania. E participar do evento é trazer para nosso município uma certeza e uma clareza daquilo que nós estamos fazendo”, relata Eduardo Rodrigues.

 

Selo UNICEF - O Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo UNICEF significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas. Mais informações em www.selounicef.org.br.