Municípios do Selo UNICEF reforçam campanha Maio Laranja

Durante todo o mês, as equipes municipais e adolescentes do NUCA realizam atividades de sensibilização para prevenção ao abuso e exploração sexual de meninas e meninos

 

Municípios do Selo UNICEF reforçam campanha Maio Laranja

Durante todo o mês, as equipes municipais e adolescentes do NUCA realizam atividades de sensibilização para prevenção ao abuso e exploração sexual de meninas e meninos
Durante todo o mês, as equipes municipais e adolescentes do NUCA realizam atividades de sensibilização para prevenção ao abuso e exploração sexual de meninas e meninos (Foto: Prefeitura de Novo Horizonte do Oeste/RO)

 

Em referência ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os 143 municípios participantes do Selo UNICEF pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima realizam a programação da campanha Maio Laranja, também conhecida como Faça Bonito, com foco na sensibilização e mobilização da sociedade civil e poder público, na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“A todo momento, crianças e adolescentes estão sujeitos a serem submetidas a várias  maneiras de abuso e violência nos diversos ambientes que se relacionam no dia a dia. Por isso, os pais e responsáveis, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos nesse debate a fim de propor ações efetivas para prevenção ao abuso e exploração sexual dessas meninas e meninos. É importante alertar, principalmente, que as vítimas, em sua maioria, não têm o entendimento do que é o abuso sexual”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Os municípios participantes do Selo UNICEF realizam as ações com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), entre outras instituições do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). As atividades desenvolvidas sãopalestras, caminhadas, rodas de conversa com crianças e adolescentes nas escolas, adesivações, panfletagens, blitz educativas, e diversas programações para chamar atenção e alertar pais, mães, responsáveis e todos os atores que lidam de forma direta ou indireta com esse público para falar sobre a importância de garantir a proteção de meninas e meninos.

“É dever de todos proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes, conforme orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Com isso, o 18 de maio é mais  um dia para reforçar e dizer não à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Também queremos parabenizar os municípios do Selo UNICEF no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que estão realizando a campanha Faça Bonito, sensibilizando suas comunidades e ajudando a ampliar a rede de proteção de crianças e adolescentes ”, declara Lucinete Bezerra, coordenadora do Selo UNICEF para os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima pela Visão Mundial.

Campanha Faça Bonito no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima

No Amazonas, os 55 municípios participantes do Selo UNICEF estão empenhados em realizar a campanha Faça Bonito ao longo de todo o mês com crianças e adolescentes. Em Fonte Boa, o adolescente Yuan Souza, 15 anos, é representante do NUCA e realiza explanações sobre o tema nas escolas do município. “A experiência de palestrar, nas escolas, é enriquecedora, pois estou obtendo mais conhecimento sobre o tema e contribuindo para orientar outros adolescentes. Essa campanha é importante para todos nós, pois é muito bom saber como denunciar e como identificar que está sofrendo algum tipo de abuso. O Cras e Creas também nos orienta e apoia nas diversas  atividades que estamos realizando”, compartilhou o estudante do 9º ano do ensino fundamental.

Em São Gabriel da Cachoeira, também no Amazonas, o município segue todo o mês com programação voltada para a campanha Faça Bonito. "A equipe da rede de apoio,  comissão intersetorial do Selo UNICEF, acompanhados de adolescentes do NUCA, com apoio da gestão municipal, estão engajados na campanha Faça Bonito, os quais  já visitaram escolas e realizaram roda de conversa sobre o tema. A campanha seguirá, até o final do mês, com uma programação intensa e especial para sensibilizar, informar e convocar toda a comunidade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento da violência que tanto atinge meninas e meninos em nosso município e mundo afora”, compartilhou Edneia Teles, articuladora do Selo UNICEF no município.

No Acre, os 21 municípios que participam do Selo UNICEF estão promovendo campanhas do Faça Bonito durante todo o mês. Em Marechal Thaumaturgo, as ações estão sendo realizadas em escolas e principais pontos da cidade. “Dentre as várias ações que estamos realizando estão as atividades lúdicas,  palestras em rádios e escolas, com o uso do Boneco do Semáforo. No dia 18, realizamos uma grande Blitz Educativa, com o apoio de diferentes órgãos e escolas. As crianças devem ser bem orientadas para poderem quebrar o silêncio caso estejam sofrendo algum tipo de abuso sexual”, afirmou Natana Bezerra, coordenadora da Proteção Social do município.

Durante todo o mês, as equipes municipais e adolescentes do NUCA realizam atividades de sensibilização para prevenção ao abuso e exploração sexual de meninas e meninos
Adolescentes do NUCA de Jordão/AC produziram um evento para sensibilizar a sociedade para proteger crianças e adolescentes (Foto: NUCA de Jordão/AC)

Em Jordão, no Acre, os adolescentes do NUCA elaboraram um vídeo para convocar toda a comunidade para participar do evento promovido por eles. “Realizar a campanha do 18 de maio, enquanto integrante do NUCA,é importante porque estamos fazendo nosso papel de cidadão, auxiliando para que crianças e adolescentes possam identificar o abuso e a exploração sexual e que elas entendam que podem contar com uma rede de apoio, como o Conselho Tutelar. Por isso, promovemos um evento nesse dia 18 com a realização de  palestras concernentes ao tema, apresentação de vídeos de conscientização, apresentação de dança e grupo musical, além de apresentação de teatro”, enfatizou Emanoela Ferraz, 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio.

Em Rondônia, os 52 municípios participantes do Selo UNICEF, também seguem com diversas ações. De acordo com Mércia Cristina, mobilizadora de adolescentes do NUCA de Presidente Médici, em Rondônia, a campanha desperta nos adolescentes do NUCA novas perspectivas. “Eles estão participando ativamente das palestras e mostrado que estão tendo um novo conceito sobre o modo de como se veem e o que podem fazer para se proteger quanto ao abuso sexual. O município, em parceria com as secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semec), e Saúde (Semusa),  Conselho Tutelar, realiza inúmeras atividades de  conscientização como  palestras nas escolas, na Polícia Mirim, e produção de materiais para os professores, elaborado pelas psicólogas da Semec sobre a Campanha Faça Bonito e Maio Laranja. No dia 18 de maio será o auge da campanha com uma  caminhada pela cidade com a participação dos adolescentes do NUCA”, ressaltou Mércia.

Kayllen Santos Morong, 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, participante do NUCA de Presidente Médici, em Rondônia, afirma que é um mês para alertar a sociedade. “Todos os anos temos palestras sobre o tema em nossas escolas. E no NUCA também dialogamos sobre a importância de ficarmos atentos às diversas formas de abuso e violência sexual, pois muitas vezes algum conhecido ou nós mesmos passamos por situações de abuso, mas infelizmente não percebemos que se trata de uma forma de violência”, declarou.

E em Roraima, os 15 municípios participantes do Selo UNICEF também estão empenhados no fortalecimento da campanha Faça Bonito, para alcançar que o maior número de crianças e adolescentes seja orientada. “Os números dessa violência assustam e sabemos que eles podem ser ainda maiores, uma vez  que a maioria dos casos ocorreno próprio ambiente familiar dessas crianças e adolescentes, o que dificulta, muitas vezes, a denúncia, pois muitas crianças não sabem que estão passando por um processo de abuso sexual. Por isso, convocamos familiares e toda rede de proteção para escutarem e protegerem meninas e meninos, ficando atentos às mudanças de comportamentos e buscando ouvir o que elas têm a falar”, ponderou Luciana Farias, coordenadora pedagógica e presidente do CMDCA de Amajari, em Roraima.

Para a adolescente Maria Clara Melo Pimentel, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio e integrante do NUCA de Boa Vista, em Roraima, afirma que é uma experiência enriquecedora participar das ações do Faça Bonito. “Com a campanha, aprendi que devemos não só conscientizar sobre a violência sexual  no mês de maio, mas sempre, para todos terem ciência. Abordar esse assunto e conscientizar sobre a violência sexual é muito importante, pois não vem somente de outros, às vezes vem de pessoas próximas e muita gente acaba confundindo e não percebendo que está sofrendo uma violência. Por aqui, estamos realizando palestras, rodas de conversa, panfletagem e faremos uma caminhada, tudo para sensibilizar a  sociedade em relação a esse tipo de violência”, comentou Maria Clara.

Cartilha Faça Bonito

Para auxiliar os municípios, o UNICEF, Childhood, Futura, Viração e U-Report  lançaram a cartilha  "Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes" com ideias e orientações para a semana do dia 18 de maio. Acesse a cartilha aqui: https://drive.google.com/file/d/1P47Sf8dvhGu4zI5HPXxR7hgD3OtvZB1D/view?usp=sharing

Diversos canais também estão disponíveis para a sociedade denunciar ou buscar mais informações: Disque Direitos Humanos: 100; Infância Protegida (aplicativo COMDCAP); Polícia Militar: 190; Exploração Sexual em Estradas: 191; Crimes na Internet: new.safernet.org.br/denuncie

História

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos, sendo sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Também é disponibilizado o canal Disque 100 para denúncias dessas práticas ou qualquer suspeita.  A ligação é gratuita, e o atendimento funciona diariamente, durante 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.