Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Buriti Bravo mobiliza adolescentes para tirar título de eleitor

Atendimento para emissão do titulo de eleitor, mobilizados pelo NUCA

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Buriti Bravo mobiliza adolescentes para tirar título de eleitor

As ações do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de Buriti Bravo no Maranhão estiveram direcionadas ao incentivo de adolescentes para a retirada do título de eleitor durante todo o mês de abril. O mobilizador Mateus Wallace, conta que foram realizadas diversas atividades. “Realizamos, por exemplo, uma campanha com um passo a passo mostrando em vídeo como tirar o título de eleitor e muitos fizeram em casa mesmo”, relata.

Além dessa ação, a Coordenação do NUCA também realizou o alistamento eleitoral de forma presencial. Ao todo, mais de 200 adolescentes tiraram o título de eleitor, presencialmente. “As pessoas que vieram tirar aqui são adolescentes da zona rural ou de regiões que não possuem acesso à internet ou, ainda, adolescentes que não conseguiram fazer sozinhos”, conta Mateus.

Atuação

O NUCA de Buriti Bravo iniciou suas atividades em novembro de 2021 e é composto por 224 adolescentes que participam ativamente das ações. Os adolescentes realizam encontros, palestras e rodas de conversas. Além disso, desenvolvem campanhas de incentivo à leitura. 

Marcus Vinicius tem 16 anos e conta que o NUCA é um espaço muito importante. “Eu enxergo o NUCA como um instrumento de mudança, onde a gente pode expor nossas ideias e anseios. Sempre procuro somar nas atividades, me esforçando pra fazer o melhor e ser um instrumento de mudança. Sempre tive essa vontade, mas não sabia por onde começar… E agora, com o NUCA, eu consigo”, ressalta.

Para a adolescente de 17 anos, Isabel Lima, o NUCA é essencial para debater questões importantes para seu desenvolvimento. “No NUCA temos liberdade de falar sobre determinados assuntos que todo adolescente deveria saber pois traz para a gente temas como saúde reprodutiva, preconceito, esporte seguro, gravidez na adolescência, etc. Vejo o NUCA como um lugar onde nós, adolescentes, temos voz! Eles nos escutam e ao mesmo tempo aprendemos bastante”, destaca.

O Mobilizador Mateus Wallace reflete sobre as práticas desenvolvidas pelo NUCA. “Os adolescentes gostam muito das atividades. Buriti Bravo, através do NUCA, vem  reafirmando cada vez mais o compromisso em fortalecer ainda mais as políticas públicas municipais ligadas aos direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade. O NUCA representa um compromisso assumido, não só pela gestão municipal, mas por toda a comunidade. Meu papel como Mobilizador vem sendo organizar nossas ações e dar estrutura aos adolescentes e jovens”, finaliza.