Raízes do Cuidado: A Importância da Semana do Bebê Quilombola no município de Bequimão e Alcântara - MA

3 crianças do Maranhão pousando para foto

As Semanas do Bebê Quilombola (SBQ) realizadas no Maranhão são  eventos significativos que destacam a importância do desenvolvimento infantil nas comunidades quilombolas. Diversas atividades são promovidas para a saúde, educação e bem-estar das crianças quilombolas, considerando suas especificidades culturais e sociais. Reconhecendo e respeitando as tradições ancestrais, a SQB destaca a valorização da cultura quilombola no cuidado com as crianças.

A iniciativa visa fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo um ambiente saudável e estimulante para o desenvolvimento das crianças quilombolas. As ações incluem palestras sobre cuidado materno-infantil, consultas médicas, atividades lúdicas e educativas que, ao incorporarem práticas e conhecimentos locais, fortalecem a identidade cultural, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças. 


Além disso, a SBQ serve como um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados por essas comunidades, promovendo a discussão de políticas públicas que possam melhorar as condições de vida das crianças quilombolas. É uma metodologia que busca fortalecer a identidade cultural, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento saudável e integral das futuras gerações.


Em entrevista, Fábio Silva, secretário da igualdade racial de Bequimão, diz que a SBQ no município tem contribuído para o oferecimento e fortalecimento de políticas públicas de qualidade para as crianças e adolescentes quilombolas da região. 

 

Fábio Silva, secretário da igualdade racial de Bequimão.

"A gente tem a parceria importante do UNICEF vendo os indicadores sociais dos nossos municípios para que a gente possa cada vez mais oferecer um serviço de políticas públicas com maior qualidade para essas comunidades, crianças e adolescentes". 
 

Ao longo dos meses, são implementadas ações educativas constantes, capacitando pais, cuidadores e profissionais de saúde com conhecimentos específicos sobre as necessidades infantis nas comunidades. Isso cria uma rede de apoio sólida, fornecendo informações que impactam positivamente no desenvolvimento das crianças.


Em 2023, Bequimão realizou sua 11a SBQ e Alcântara sua 2a. As atividades tiveram a parceria do UNICEF, Fundação Josué Montello e o Instituto Formação. As comunidades quilombolas  são cogestoras e implementadoras desse processo, junto com a Prefeitura e parceiros.


Neste evento, Alcântara contou com 6  pontos focais para a realização das atividades e 9 em Bequimão, totalizando um alcance significativo nas áreas quilombolas. Com o envolvimento das equipes multiprofissionais das localidades, foram estabelecidos nove locais de atuação, onde os pontos focais desempenharam um papel crucial na garantia do bem-estar e desenvolvimento infantil. A Semana do Bebê Quilombola não apenas proporcionou cuidados de saúde essenciais, mas também promoveu a troca de experiências e conhecimentos entre as comunidades, fortalecendo os laços e a conscientização sobre a importância do cuidado com as crianças desde os primeiros anos de vida.